Lançamento de nova edição. Chão Urbano Ano XVIII nº4 julho-agosto de 2018 com artigos sobre o tema de transportes urbanização e equidade social. | Chão Urbano

Chão Urbano

Lançamento de nova edição. Chão Urbano Ano XVIII nº4 julho-agosto de 2018 com artigos sobre o tema de transportes urbanização e equidade social.

30/07/2018

Chão Urbano Ano XVIII nº4 julho-agosto de 2018 traz três artigos de palestrantes do 1º Seminário Transportes Urbanização e Equidade Social organizado pelo Laboratório Redes Urbanas e Organização Territorial do IPPUR-UFRJ realizado em junho de 2018. Os artigos tratam de diferentes aspectos sobre a temática do seminário iluminando o debate de questões importantes para o tratamento dos transportes em sua dimensão social e relação com o ordenamento do território.

Chão Urbano Ano XVIII nº4 julho-agosto de 2018 traz três artigos de palestrantes do 1º Seminário Transportes Urbanização e Equidade Social organizado pelo Laboratório Redes Urbanas e Organização Territorial do IPPUR-UFRJ realizado em junho de 2018. Os artigos tratam de diferentes aspectos sobre a temática do seminário iluminando o debate de questões importantes para o tratamento dos transportes em sua dimensão social e relação com o ordenamento do território. O primeiro, trata da orientação das políticas de transporte abordadas a partir dos princípios da coesão e equidade social, tomando o caso do BRT no Rio de Janeiro. O segundo artigo, trata do transporte como serviço público e como direito fundamental buscando seus elementos de análise nas decisões políticas e legitimação jurídica do transporte por ônibus no Rio de Janeiro. E o terceiro, trata da crise de mobilidade urbana no Rio de Janeiro, apntando para a modalidade cicloviária como alternativa de deslocamentos.