O artigo trata da atividade da incorporação imobiliária face a introdução de mudanças na infraestrutura de transportes nos modais ferroviários e automotivos no Rio de Janeiro, focando em seus impactos nos subúrbios, onde se desvela a ação de micro e pequenos incorporadores. Obscurecidos pela ênfase e visibilidade da ação em empreendimentos de grande porte nas Zonas Sul , parte da Norte e Centro , sua existência se expressa em empreendimentos como agentes da produção de importante parcela do parque imobiliário dos subúrbios da cidade.
As repercussões da implantação da operação do metrô Linha 2, da via expressa Linha Amarela, e do BRT Transcarioca, e o contexto adjunto de implantação de novo tipo de comércio, no entanto, atrai incorporadores de grande porte para esta áreas da cidade realizando uma reconfiguração dos subúrbios, configurando uma paisagem verticalizada, uma tipologia edilícia com equipamentos de lazer e esporte, atraindo uma população de camada de renda média que transforma em parte o espaço socioeconômico. Com isto, conduz , novamente a um certo obscurecimento dos micros e pequenos incorporadores, embora sua ação produtora de parte do parque imobiliário dos subúrbios permaneça.