Traçado versus trama urbana no BRT TransCarioca: Qual a relação compreendida entre o percurso e os lugares do trajeto? | Chão Urbano

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Traçado versus trama urbana no BRT TransCarioca: Qual a relação compreendida entre o percurso e os lugares do trajeto?

 

 

RESUMO

  O artigo busca examinar, com base em estudo que desenvolvemos denominado “Análise da Efetividade de Mobilidade Urbana pela Implantação de BRT no Rio de Janeiro e seu impacto para a Copa do Mundo de 2014 e Legado para a Cidade”, (sob a égide da UFRJ através de demanda do Ministério dos Esportes, com apoio do CNPq), e analisar detidamente o traçado do BRT Transcarioca  e sua trama urbana com um complexo levantamento e análise da tipologia de atividades e uso e ocupação do solo ao longo do trajeto , para verificar se o trajeto escolhido compreende a complexidade entre seu percurso e seus respectivos lugares, concluindo que não percebe por onde passa criando um “efeito túnel” que não “vê” as territorialidades presentes.

 

Palavras-chave: BRT Transcarioca, Traçado, Trama Urbana, Tipologias

 

1-TRAÇADO BRT TRANSCARIOCA

O traçado do BRT Transcarioca em seus 39 km atravessa áreas de diferentes características urbanas, a maior parte delas com alta densidade de ocupação e complexas e diversificadas configurações de estrutura fundiária e de atividades, e com diferentes modais de transportes. O traçado apresenta-se  como transversal aos tradicionais eixos longitudinais que estruturam a cidade, e segue em quase toda sua extensão antigas estradas de penetração pelo "sertão" carioca, salvo em suas duas extremidades na área do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e na da Barra da Tijuca onde se vale de traçados oriundos de visão modernista com pistas exclusivas de tráfego. As antigas estradas de penetração na antiga área rural da cidade- seu “sertão”, em geral grandes glebas de terra voltadas durante séculos ao cultivo da cana de açúcar que foram ao longo do tempo sendo subdivididas depois em fazendas menores, em seguida em chácaras, e mais tarde em loteamentos que dão origem aos subúrbios do Rio de Janeiro nas margens da Estrada de Ferro Leopoldina- Ramos, Olaria, Penha e seguiam daí na direção de Brás de Pina, Vicente de Carvalho, e Vaz Lobo até o entorno do cruzamento com a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil em Madureira, e deste subúrbio na estrada  passando pelo Campinho em direção a Praça Seca, Tanque, Taquara, daí  tomando o caminho para Curicica; todas estas estradas compõem praticamente o único caminho transversal às grandes glebas fundiárias formando um “canal” de passagem e ligação que será a base do traçado escolhido para implantação de uma modalidade automotiva coletiva “encapsulada” numa via em tese segregada. Assim sendo, o traçado do BRT Transcarioca pode ser tomado como ratificador da forma de penetração desde sempre existente na região, intensificando seu uso automotivo, embora com a inovação da criação de faixa exclusiva para o deslocamento de ônibus.

No estudo que desenvolvemos denominado “Análise da Efetividade de Mobilidade Urbana pela Implantação de BRT no Rio de Janeiro e seu impacto para a Copa do Mundo de 2014 e Legado para a Cidade”, (sob a égide da UFRJ através de demanda do Ministério dos Esportes, com apoio do CNPq), buscamos levantar e analisar detidamente o traçado do BRT Transcarioca, para verificar se o trajeto escolhido compreendia a complexidade da estrutura urbanística e de transportes pré-existentes. Para tal dado ser um trajeto linear muito extenso, e como dito acima, transversal a estrutura fundiária e de usos e atividades por onde passa, dividimos a pesquisa de acordo com sub-trechos do traçado que entendemos dar mostras de suas diferenciações.

Apresentamos, então, como se segue, o verificado e analisado sobre o que o traçado atravessa. 

1.1- Av. Ayrton Senna

Trecho com muitos congestionamentos, principalmente nos horários de pico, devido à configuração das vias. No início deste trecho convergiam os fluxos vindos da Avenida das Américas, Av. Sernambetiba e grande número de ônibus que cruzavam a via em direção ao terminal Alvorada. Na Av. Ayrton Senna, com a conclusão das obras de melhorias do BRT, ou seja, a construção de mergulhões para os veículos motorizados e o alargamento da via, os constantes congestionamentos não são mais presentes, já que não há mais a retenção de veículos causada pelo afunilamento de antes e os sinais dos cruzamentos na via que foram abolidos.

Este trecho tem configuração urbanística dada pelo traçado do Plano Lucio Costa para a baixada de Jacarepaguá que teve como base o modelo nacional funcionalista. É composto por basicamente dois grandes eixos viários, perpendiculares, sendo eles a Avenida das Américas e a Avenida Ayrton Senna (antiga Avenida Alvorada). Assim, a Avenida das Américas possui zonas de especificidades para funções residenciais, com condomínios verticais de edifícios entremeados por áreas de condomínios horizontais de casas e comércio de proximidade; zonas com funções de comércio de grande porte (hipermercados e shoppings) situados do lado direito da via na direção do Recreio. A Avenida Ayrton Senna, via de grande largura, é composta por duas pistas em cada direção, sendo uma com duas faixas e outra com três faixas. Os dois sentidos são separados por canteiro central, que devido à necessidade de espaço para as faixas do BRT foi bastante reduzido. A esta avenida foi reservada a função de comércio de grande porte – shoppings, comércio atacadista de construção e de apoio a lojistas (Makro) e de serviços hospitalares (público e privado), áreas de administração pública, colégios, pequeno comércio de alimentos, além do Aeroporto de Jacarepaguá.

No entroncamento da Avenida das Américas com Avenida Ayrton Senna, no interior de área de grande rotatória de trânsito, situa-se o terminal de ônibus Alvorada, que atendia de forma limitada e precária ao movimento de circulação, parada e transbordo das linhas que provinham do Centro, Zona Sul, Baixada Fluminense, Santa Cruz, Campo Grande, Recreio, Jacarepaguá e subúrbios. O Terminal foi objeto de obras para sua modernização e adequação para atender a operação do BRT TransOeste, e irá receber também o corredor TransCarioca.

 

1.2- Lagoa de Jacarepaguá e Av. Abelardo Bueno

No final da Avenida Ayrton Senna, próximo à Lagoa de Jacarepaguá, devido à flexibilização da legislação vigente, foi construído um conjunto residencial para os jogos Pan-Americanos de 2007, sendo hoje, residências particulares. Já em seu segmento no vertente que vai em direção a Jacarepaguá, mesclam-se nesta parcela área residencial de baixa renda (Gardênia Azul), com casas de shows, comércio de pequeno porte de oficinas de veículos, serviços em geral, etc.

Um novo viaduto está sendo construído ao lado dos viadutos que levam a Linha Amarela. Esta nova ponte levará o BRT diretamente para a Avenida Embaixador Abelardo Bueno, cruzando a Lagoa de Jacarepaguá. Hoje, o acesso entre a Avenida Ayrton Senna e a Avenida Embaixador Abelardo Bueno é feito pelo contorno viário. A construção deste novo viaduto reduzirá o tempo de viagem, mas a construção de Pontes Estaiadas acaba por onerar a obra e sendo uma opção desnecessária para este local como solução em engenharia.

A estrutura urbanística da parte que vai do entroncamento da Av. Ayrton Senna com a Av. Abelardo Bueno até a entrada para a Estrada Cel. Pedro Correia acompanha o traçado de via de grande largura com duas pistas em cada direção, sendo duas faixas nas laterais e três no centro, mais canteiro central. No lado em direção ao Recreio há grande área para construção de edifícios comerciais, shoppings Center, um hospital (rede Sarah Kubitschek), dois grandes conjuntos residenciais de camada de renda média alta (Rio 2 e Cidade Jardim), com comércio de proximidade. Já no lado de direção Barra, tem-se o pólo Cine Vídeo, maternidade (Perinatal) e edifício comercial – escritórios. Tal configuração faz com que hajam poucas interseções com outras vias e alguns pontos de retorno, de modo que as ruas de menor porte se dão em espaços privados. A via é também entrecortada pelo rio Arroio Pavuna, sobre o qual havia uma ponte onde a avenida se estreitava, causando grandes congestionamentos. Com as obras do BRT, houve também alargamento da ponte, facilitando o tráfego de veículos no local.

 

1.3- Estrada Coronel Pedro Corrêa

No subtrecho da Estrada Cel. Pedro Correia a configuração urbanística possuía ainda resquícios da primeira ocupação da baixada de Jacarepaguá sendo via de duas mãos com faixa de rolamento de 6 metros, sem acostamento, com mato a sua volta, canal de corpo hídrico, pequeno comércio tipo armazém, restaurante tipo “beira de estrada”, “biroscas”, residências de renda mais baixa, terrenos não ocupados e iluminação pública precária, demonstrando características quase rurais.

 

1.3- Estrada dos Bandeirantes até o Arroio Pavuna (Curicica)

A mais antiga estrada de penetração da área da Taquara até as Vargens ligando com a estrada da Grota Funda (em direção a Guaratiba, Santa Cruz e Campo Grande), configurava-se como única via importante da região até a construção da Av. das Américas em 1967. A via, durante longo período, em um extenso trecho possuía duas faixas de rolamento com 6 metros de largura sem acostamento, muito sinuosa, com muitas curvas acompanhando terrenos mais altos no sopé do maciço da Pedra Branca, evitando áreas alagadiças. Sua estrutura urbanística compunha-se de grandes lotes não ocupados ou ocupados por chácaras e sítios (nas Vargens), comercio de varejo de materiais de construção e áreas favelizadas (principalmente em Curicica).

Entre a Av. Mal. Salazar e Curicica, nos anos 60, demarcou-se no seu entorno o Distrito industrial de Jacarepaguá. Neste trecho do distrito industrial a via foi duplicada tendo duas faixas para cada mão de direção. Com isso, há também a presença de grandes plantas industriais de produção de fármacos (como Schering e outros) ao longo da via, como a Nestlé, criando do outro lado da via (oposto a Curicica) uma paisagem mais industrial.

Neste trecho há também a Praça do Bandolim e algumas instituições de ensino. Percebe-se assim uma espécie de transição entre as vias mais largas com condomínios que caracteriza a Barra da Tijuca e uma ocupação mais adensada que configura o bairro de Jacarepaguá, com área industrial permeada por favelas e casas populares em glebas divididas irregularmente.

 

1.4- Estrada dos Bandeirantes (Taquara)

No subtrecho próximo ao entroncamento da Estrada dos Bandeirantes com a Av. Mal. Salazar até a Estrada do Guerenguê, a estrutura urbanística permanece a mesma, com via duplicada de grande largura até mesmo por ser parte do Distrito industrial. Aí está presente a empresa Merck, porém já se mistura com uso por conjunto residencial de prédios, condomínios horizontais de casa e comércio de grande porte (antigo Hipermercado Sendas hoje Mercadão de Jacarepaguá), motel, sede de transportes da Coca-Cola, uma igreja neopentecostal e dois restaurantes. O trecho tinha canteiro central bem arborizado.

Da Estrada do Guerenguê até a Rua André Rocha a estrutura de via se mantém, mas sem canteiro central, todavia a estrutura urbanística já é de ordem de malha ortogonal de vias com lotes de menor porte que os do trecho industrial tendo no seu entorno serviços de oficina para veiculo, comercio de materiais de construção e casas e prédios residenciais de pequeno porte.

No lado da via que possui sentido Barra, há espaço de afastamento previsto para as construções.

Todos os cruzamentos com transversais na Estrada dos Bandeirantes são realizados nos mesmos níveis, controlados por semáforos, sendo importante assinalar que esta forma de controle já não consegue dar vazão ao movimento do tráfego mesmo antes do BRT, sendo conhecidos os constantes congestionamentos na via principal e nas transversais.

 

1.5- Avenida Nelson Cardoso (até o Largo do Tanque)

A configuração da estrutura urbanística está marcada pela via principal, Av. Nelson Cardoso, seguimento da Estrada dos Bandeirantes que vai até o Campinho, cortada por dois importantes rios – Rio Grande e Tindiba, que dão nome às vias por onde passam. A Avenida tem como origem a Estrada do Rio Grande e a Estrada Rodrigues Caldas, compondo com parte do entorno uma malha ortogonal, mas com “quadras” muito extensas e pouco regulares. Apresenta comercio de grande porte com supermercados, lojas de variedades, bancos, farmácias, prédio comercial de escritórios de 15 andares (único de maior gabarito) e prédios comerciais de pequeno gabarito (2 e 3 andares), sapatarias, padarias, pequena feira de horti-fruti (no Lago da Taquara), pequeno comercio e serviços  - bares, barbearia nas margens do Rio Grande no Largo da Taquara, lojas de automóveis, oficinas de carros, colégio.

Do cruzamento da Avenida Nelson Cardoso com a Rua Mal. Bevilaqua até a Praça Araci Cabral a estrutura urbanística se mantém em quadras não idênticas com prédios residenciais de 2 a 4 andares, comércio de automóveis, comércio para jardinagem, igreja neopentecostal, oficina de carros, loja de baterias, loja de móveis, pequenos restaurantes, não tendo bancos nem farmácias (muito presentes no subtrecho anterior).

Do lado direito de quem segue na direção do Campinho prevalece à estrutura urbanística com grandes lotes, subdivididos em menores ao longo do tempo. Neste lado, nota-se a presença de pequenos comércios e casas. Do lado esquerdo, também há um grande lote subdividido em menores, com antigo supermercado que se transformou em igreja neopentecostal. Há também escola publica e sobrados com comércio em baixo.

 

1.6- Rua Cândido Benício (Largo do Tanque até Praça Seca)

a)Largo do Tanque até Rua Florianópolis

No Largo do Tanque prevalece, do lado direito, na esquina com a Rua Geremário Dantas (trecho da antiga Estrada de Jacarepaguá que começava no Itanhangá e terminava no Tanque) casarios baixos, que servem de comércios de pequenos valores, funerárias, bares, clínica do DETRAN e igreja neopentecostal. Do lado esquerdo para quem vai ao sentido Barra, encontra-se no local onde até pouco tempo havia grande gleba com chácara e horta, houve uma invasão favelizada, incluindo a escola de samba Renascer de Jacarepaguá.

Do Tanque até o Mato Alto (Vila Olímpica - trecho onde se encontram o maciço da Tijuca com o da Pedra Branca), no lado direito de quem sobe para o Campinho, tem ainda hoje grandes lotes de terrenos com casas antigas aparentando abandono, um prédio de apartamentos inacabado invadido por moradores e, um prédio de apartamentos com quatro andares muito antigo. Num grande lote em forma de gota entre as duas pistas de tráfego (sentido do Campinho e sentido Taquara-Barra) estavam instalados comércios em casarios improvisados, galpões de materiais de construção, floricultura, produtos para animais, e etc., sendo toda esta gleba objeto de desapropriação (hoje, toda a área já se encontra demolida).

Na região do Mato Alto existe área pública ocupada pela Vila Olímpica ao lado do Maciço da Tijuca e por mata ao lado do Maciço da Pedra Branca, sendo que no alto do terreno da Vila Olímpica instalou-se uma favela que cresce permanentemente. No trecho seguinte, do lado direito de quem sobe para o Campinho tem-se conjunto de apartamentos de classe média baixa, com lojas no térreo (considerando aqueles que têm fachada para a Candido de Benício), antigas casas com parte transformada em comércio, edifícios comerciais, e academia de natação.

No lado esquerdo, na direção Taquara-Barra, encontra-se densa área favelizada e antigas casas com sobrados lindeiros à via principal (parte dos quais já foram desapropriados e demolidos) e posto de gasolina.

b)Rua Florianópolis até Praça Seca

No lado de quem se dirige ao Campinho a estrutura urbanística apresenta desenho de quadras mais regulares, embora não totalmente idênticos, tendo também subdivisões em pequenas travessas e ruas sem saída. As ruas de penetração terminam em sopé de morro, com edificações tanto de casas mais antigas como prédios de apartamentos, vilas de casas, pequeno comércio e hipermercado. Do lado de quem se dirige da Taquara para a Barra, a estrutura urbanística ainda é de grandes glebas com ruas muito extensas, pois não se dividem em quadras, apresentando áreas favelizadas.

 

1.7- Rua Cândido Benício (Praça Seca até Campinho)

Na direção do Campinho até a Estrada Intendente Magalhães, o trecho apresenta quadras mais regulares que o anterior, pois embora não sejam de igual tamanho, apresentam semelhanças entre si, com ocupação por pequenas casas, prédios de apartamentos e também comércio.

Na direção aposta, existem também quadras, mas são muito mais extensas, com vias de penetração da área e transversais muito longe umas das outras. Notam-se casas e prédios de apartamentos nesta área.

 

1.8-Av. Ministro Edgar Romero – Av. Vicente de Carvalho – Av. Brás de Pina

Conta com antiga estrada de penetração do bairro de Madureira que se configura hoje como Av. Edgar Romero, apresentando quadras muito extensas em comprimento e irregulares. As ruas não tem segmento umas com as outras nas diferentes quadras.

No trecho entre a Avenida Edgard Romero e Largo de Vicente de Carvalho apresenta um comércio bastante variado, incluindo lojas de fast food, supermercado, lanchonetes, bares, prédios de escritórios, postos de gasolina e lojas de produtos diversos, além de um certo comércio informal. Também se encontram nesse trecho prédios e casas residenciais, incluindo áreas de ocupação irregular.

Do Largo até a altura da integração com o metrô, em Vicente de Carvalho, predomina-se o uso residencial do solo, com um tímido comércio formado também por pequenos bares, botequins, padarias e alguns postos de combustíveis.

A partir da estação de metrô de Vicente de Carvalho o cenário relativo ao uso do solo altera-se bastante, revelando-se uma área de usos diversificados e uma densidade bem maior que a do trecho anterior. Nesse ponto vislumbramos vários equipamentos de uso coletivo, como shopping-centers, condomínios residenciais, restaurantes, faculdades, clínicas médicas, espaços de entretenimento, hipermercados e também um comércio informal.

Essas características do uso do solo estão presentes em todo o trecho entre a estação metroviária de Vicente de Carvalho e o Largo da Penha.

Da linha 2 do metrô em Vicente de Carvalho até o Carioca Shopping são glebas irregulares, algumas subdivididas em casas, a partir deste ponto, a conformação dos lotes torna-se mais regular, até o ponto em que a Av. Vicente de Carvalho apresenta rotatória que marca a divisa com o bairro de Vila da Penha, onde passa a ter estrutura urbanística regular tendendo a ortogonalidade. Na junção da Av. Vicente de Carvalho com a Av. Brás de Pina predominam quadras de formas diversas, irregulares, muito extensas, subdivididas em vários lotes pequenos, a maioria com casas e pequenos prédios de apartamentos. Não há possibilidade de comunicação entre uma quadra e outra (as pessoas e veículos tem que fazer grandes percursos).

No trecho do Largo da Penha, o BRT cortará uma área de uso intenso do solo, com um comércio bastante variado.

No trecho da Av. Brás de Pina, esta via de penetração se estreita muito, ladeada por pequenos prédios com lojas no térreo (comércio de carros, oficinas, bares) e prédios comerciais.

Na junção da Av. Brás de Pina com o viaduto João XXIII vemos área pública verde.

1.9- Penha

A partir deste trecho entrando pela Penha, as quadras tem enorme extensão no comprimento, mas demonstram certa regularidade, embora superdimensionadas chegando as ruas até o sopé de morros favelizados.

1.10- Rua Ibiapina (Olaria)

Estrutura urbanística quase sem divisão, ruas que saem da Rua Ibiapina são sem saída passando no sopé do Morro do Cariri. Perto da estação de Olaria a estrutura urbanística ganha média regularidade de divisas em quadra cortada por vias de penetração. Nesse trecho é dominante o uso residencial do solo.

1.11- Rua Uranos (Ramos)

Próximo à Rua Uranos, a estrutura urbanística apresenta divisão em glebas com arruamento irregular, incluindo ruas sem saída. Do outro lado da linha do trem, inicialmente atravessadas por estrada de penetração (Estrada Engenho da Pedra) é subdivida sob forma irregular com quadras de diferentes tamanhos, ruas sem saída, ruas sem seguimento entre uma quadra e outra, glebas extensas, sem ruas transversais. Já esse trecho apresenta um comércio mais dinâmico e variado.

1.12- Ramos/Av. Brasil

Após cruzar o ramal ferroviário em Ramos, a linha BRT cortará uma área densa e de intensa ocupação residencial, caracterizada principalmente por bangalôs e construções antigas, ruas estreitas e curvas acentuadas (≥90°). A partir da Avenida dos Campeões, o BRT percorrerá um pequeno trecho de cerca de 200 metros, para então cruzar em elevado a Avenida Brasil, conectando-se futuramente com o eixo da Transbrasil, e seguindo depois em rumo à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Nesse trecho entre a estação ferroviária de Ramos e a Avenida Brasil, o comércio é composto basicamente de pequenos bares e biroscas, revelando-se uma área com indisponibilidade de terrenos livres.

1.13- Ilha do Fundão e Aeroporto

Estrutura urbanística formada por grandes eixos viários de ligação do continente com a Ilha do Governador.

Área com baixa densidade, não subdivididas em quadras. Áreas públicas do Exército (Unidade do Exército - 24º BIB), da UFRJ, conjunto habitacional da Aeronáutica e da Base Aérea do Galeão. Não há comércio, uso do solo: militar e universitário.

Em seguida ao exame da estrutura urbanística apresentamos a estrutura de transporte que o traçado do BRT Transcarioca encontrou

 

1.2.2 Estrutura de Transporte

A estrutura de transporte coletivo na área de influência do BRT é composta por serviços de diferentes modais.

No trecho que compreende a área da Barra da Tijuca, no sistema de transporte existente antes do projeto predomina o uso do automóvel particular e, como transporte coletivo, linhas de ônibus e vans realizam os deslocamentos na área. Há também o serviço de BRT TransOeste, funcionando hoje também a partir o terminal Alvorada, seguindo em direção a Campo Grande. O terminal Alvorada é onde se faz a integração com a entre as duas linhas de BRT, TransOeste e TransCarioca.

No bairro de Jacarepaguá, também a ser cortado na área do subúrbio da Taquara pelo corredor expresso TransCarioca, a estrutura de transportes se apresenta de maneira semelhante, com linhas de ônibus regulares, vans e carros particulares.

Já na área de Madureira, um importante elemento da estrutura de transporte é o sistema ferroviário, que cruza o bairro em dois pontos – estação Madureira e a estação Magno – através dos ramais Deodoro e Belford Roxo. Além disso, circulam também linhas de ônibus regulares e vans, algumas delas inclusive em trajeto semelhante ao que será realizado pelo BRT estudado.

Na área de Vicente de Carvalho tem-se o serviço de metrô (linha 2) como importante componente da estrutura de transporte do bairro,  onde se faz a integração com o sistema de corredor de ônibus expresso. Nas áreas de Olaria e Ramos, o sistema ferroviário é também um importante elemento de mobilidade, porém essa área é atendida pelo ramal Saracuruna. Além disso, há também linhas de ônibus atendendo a região.

Várias linhas de ônibus no arco de influência do BRT – TransCarioca foram abolidas ou seccionadas quando de entrada em operação a nova mobilidade de transporte. Em todo trajeto previsto para o BRT, o trajeto de veículos automotores – ônibus, vans, carros é muito intenso durante todo o dia com movimentos múltiplos em diferentes horários, apresentando grandes problemas de deslocamento com fluidez, tendo muitos congestionamentos principalmente nos seus vários cruzamentos no mesmo nível controlados por semáforos que por não terem sincronia e tempos adequados costumam fechar cruzamentos anteriores formandos constantes “nós”.

 

2-TRAMA URBANA- Levantamento e análise da tipologia de atividades e uso e ocupação do solo ao longo do trajeto do BRT TransCarioca

Com o objetivo de identificar os impactos gerados pelo andamento das obras do corredor BRT e dos impactos após sua conclusão sobre as atividades comuns de cada subtrecho e sobre a população do município do Rio de Janeiro contextualizando-o como centro metropolitano realizamos um mapeamento dos tipos de uso do solo ao longo do trajeto BRT TransCarioca que constitui-se no que denominamos trama urbana. O mapeamento foi feito a partir de trabalhos de campo durante as obras do BRT, consulta à legislação de uso e ocupação do solo do município do Rio de Janeiro e levantamento ou comparações a partir do uso do programa Google Earth, cobrindo o conjunto de atividades e usos ao longo do percurso, o que permitiu, também, análise mais apurada do impacto das obras após a implantação da operação do BRT no tocante à estrutura urbanística e de transportes, e comparações entre os momentos antes e após obras.

Considerando a extensão do BRT TransCarioca, 39 KM, desde a Barra ao Aeroporto Galeão cortando bairros como Jacarepaguá, Taquara, Madureira, Ramos e Penha constata-se a grandeza de tal obra. O fato de o BRT cortar bairros de composição tão variada exige especial atenção e confere um elevado nível de peculiaridade ao projeto BRT TransCarioca. Para efeito do estudo, no sentido de demonstrar essa variedade e, a partir daí, identificar impactos específicos e, inclusive, a demanda específica de cada bairro foram examinados todos os trechos do traçado.

 

2.1 Análise das tipologias por subtrechos:
(vide imagens das diferentes tipologias especializadas por sub trecho na parte 2 do artigo-Anexo)


2.1.2 SUB-TRECHO BARRA

  • Parte da Avenida das Américas e o Terminal Alvorada (referente a imagem 1 e 2)

A pista do BRT passa em parte na Avenida das Américas,contornando o Parque Trevo das Palmeiras e o terminal Alvorada, e segue em direção à Avenida Ayrton Senna. Ao longo da via é observada a predominância de Comércios de Médio e Grande Porte marcados pelo supermercado Carrefour, Lojas Leroy Merlin, Tokstok e Makro Atacadista e concessionária.
A área conta também com uma galeria comercial que acompanha a Avenida Luís Carlos Prestes. Assim como a existência de um comércio de produtos domésticos e pessoais e espaços destinados à serviços públicos, à saúde e ao lazer. Ainda beirando a via do BRT TransCarioca, a região possui em seu perímetro serviços públicos como CEDAE e Subprefeitura, O Hospital Lourenço Jorge como serviço de saúde, um restaurante, um posto de gasolina e o Parque da Barra e o Parque de Diversões da Terra Encantada como espaços de lazer.
Atendendo tal região a pista aloca as Estações Lourenço Jorge e Aeroporto de Jacarepaguá.

  • Parte da Av. Ayrton Senna(Av. Embaixador Abelardo Bueno -referente a imagem 3)

Neste trecho a pista do BRT segue da Av. Ayrton Senna em direção a Av. Embaixador Abelardo Bueno. Nele é possível observar a predominância de Comércio de Médio e Grande Porte, entre eles está a Loja ETNA e Concessionárias da Renault e Volkswagen. O Hospital Barra D’or e a Perinatal Barra atendem o trecho no quesito serviço de saúde, um McDonald’s no quesito área para alimentação, assim como dois Postos de Combustível abastecem a região. Uma grande mancha marca o trecho, com a presença de Galerias Comerciais como o Grande Via Parque Shopping. Ainda beirando as pistas do BRT destaca-se uma grande mancha de espaços destinados à novos empreendimentos imobiliários. Atendendo tal região a pista aloca a Estação Via Parque.

 

  • Parte da Av. Embaixador Abelardo Bueno (Estrada Coronel Pedro Correia –referente a  imagem 4 e 5)

Este trecho, a pista BRT segue da Av. Embaixador Abelardo Bueno sentido Estrada Coronel Pedro Correia, e apresenta a predominância de vazios e novos empreendimentos, onde notamos uma dimensão também considerável. Dos novos empreendimentos podemos citar o SELETTO Business DOC, o qual se destina a lojas, salas comerciais e espaços corporativos. Neste trecho destaca-se também o Hospital Sarah e o PoloRio Cine e Vídeo.

Este trecho é atendido pelas Estações Centro Metropolitano e Hospital Sarah.

 

  • Trecho Av. Embaixador Abelardo Bueno (Estrada Coronel Pedro Correia -imagem a referente 6)

O trecho apresenta a predominância do uso residencial que varia no tipo - residências térreas de classe Média e condomínio de prédios de apartamentos. Em meio a esse cenário há um grande vazio que acompanha o Condomínio, o Hospital Sarah em destaque quanto ao serviço de saúde, e um Autódromo.
Atendendo tal região a pista aloca a Estação Hospital Sarah e Estação Rio 2.

2.1.3-SUB-TRECHO ESTR. CORONEL PEDRO CORREIA - ESTR. DOS BANDEIRANTES – TAQUARA

  • Trecho da Estrada Coronel Pedro Correia (Estrada dos Bandeirantes -referente a imagem  7 e 8)

Neste trecho da estrada Coronel Pedro Correia existe a predominância do uso residencial que varia com relação ao tamanho - residências térreas, condomínios de apartamentos, de casas horizontais e prédios de apartamentos – e varia também quanto à renda – um grande número de residências de classe baixa e média em contraste com novos grandes empreendimentos destinados apartamentos para classe alta como Barra Resort Real Bora Bora, e o condomínio 5 Estrelas. Mesclada a estas residências temos alguns prédios híbridos ou mistos, cafés e restaurantes, alguns serviços privados e vazios de dimensões variadas.  De modo pontual, observa-se um motel, e um comércio de plantas ornamentais. Trecho atendido pela estação Pedro Correia.

  • Trecho do final da Estrada Coronel Pedro Corrêa (Estrada dos Bandeirantes - referente a imagem 9 e 10)

Trecho final da Estrada Coronel Pedro Corrêa presença de muitos terrenos vazios, algumas poucas residências de média e baixa renda e edifícios mistos com residências na parte superior e comércio no térreo. Na Estrada dos Bandeirantes muitos edifícios mistos, comércios de materiais de construções e materiais especializados como lojas de peças automotivas e jardinagem. Trecho atendido pela estação Curicica

  • Trecho Estrada dos Bandeirantes (Estrada Coronel Pedro Correia - referente a imagem 11)

Trecho Estrada dos Bandeirantes, presença de edifícios mistos com residências no andar superior e comércio no térreo. Muitos comércios de materiais de construções. Centro religioso, uma igreja evangélica universal e uma igreja católica. Existência de alguns serviços de armazéns e depósito, serviços de educação 2 escolas de idiomas e umas escola municipal. Um posto de gasolina. Presença de algumas poucas residências de média e baixa renda.  Trecho atendido pela estação Praça do Bandolim.

  • Trecho da Estrada dos Bandeirantes (Rua José costa - referente a imagem 12)

Neste trecho a pista BRT segue a Estrada dos Bandeirantes, e possui a predominância de residências de média e baixa renda, estas com um e dois pavimentos. Em segundo lugar apresentam-se predominantes os serviços privados, os quais podem ser citados: oficinas de mecânica e manutenção que aparecem em maior número, loja autorizada de eletrodomésticos, estacionamento, borracharia; e os edifícios híbridos, que na realidade são compostos por residência de média ou baixa renda de 2 pavimentos cujo térreo é ocupado por comércio ou serviço como bar, restaurante, loja de pesca, etc.  Para finalizar, podem ser citados também os 2 serviços de educação existentes, dentre eles a Escola Municipal Alina de Brito.

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirante( Arroio Pavuna, Av. Nelson Cardoso - referente a imagem 13)

Nesse trecho a pista do BRT, segue a Estrada dos Bandeirantes e possui uma predominância de indústrias como a Mantecorp, uma empresa farmacêutica. Possui também grande presença de edifícios híbridos (térreo composto por comércios e serviços, e os demais pavimentos por apartamentos de média e baixa renda) e de residências de média e baixa renda. De modo pontual observam-se pequenos serviços privados, posto de gasolina, café e restaurante. Esse trecho é atendido pela Estação Arroio Pavuna.

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes (Vila Sapê, Av. Nelson Cardoso-referente a imagem 14)

Nesse trecho da Estrada dos Bandeirantes apresenta grande faixa com indústria da empresa Mantecorp e uma grande área da empresa FINK de logística e com grande número de Edifícios híbridos/mistos com comércio no térreo e nos andares superiores residenciais. Esse trecho e atendido pela. Trecho atendido pela Estação Vila Sapê (IV Centenário).

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes (Jardim São Luiz, Av. Nelson Cardoso- referente a imagem 15)

Nesse trecho da Estrada dos Bandeirantes predomina comércio não especializado, armazéns e algumas residências de média e baixa renda. Esse trecho é atendido pela Estação Recanto das Palmeiras (Jd. São Luiz).

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes(Distrito Industrial de Jacarepaguá Av. Nelson Cardoso-referente a imagem 16)

Trecho da estrada dos Bandeirantes, com grande área para indústria farmacêutica como a Roche, Abbtt e IGAL. Além de comércio de materiais de construção de pequeno porte, serviços de armazéns e deposito. Ainda possui edifícios mistos de pequeno porte de classe média e baixa. E alguns terrenos e comércios vazios.

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes (Distrito Industrial de Jacarepaguá-referente a imagem 17)

Trecho Estrada Dos Bandeirantes predomina grandes empresas industriais como Roche farmacêutica, PACER logística. Presença de um posto de gasolina, de alguns poucos comércios de equipamentos profissionais e um centro religioso a Paroquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Esse trecho é atendido pela Estação Divina Providência

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes (Taquara –Merck, referente a imagem 18)

Este trecho da Estrada dos Bandeirantes há a presença de indústrias, como a Coca-Cola, Merck Brasil do setor farmacêutico. Uma Galeia comercial, Mercadão de Jacarepaguá. Presença de condomínios com prédios de apartamentos e um pequeno número de residências de média e baixa renda. Um grande centro religioso, a Igreja Internacional da Graça de Deus. Trecho atendido pela Estação Santa Efigênia e Estação Merck.

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes (Taquara André Rocha, Av. Nelson Cardoso-referente a imagem 19)

Trecho Estrada dos Bandeirantes observa-se uma variedade de tipologias. A uma predominância de serviços privados. Comércio materiais de construção, alguns armazéns e deposito. Presença de residências de média e baixa renda. Um centro solidário de Ação Social e uma Clínica odontológica, como Serviço de saúde. Edifícios híbridos mistos com pequenos comércios no térreo como lojas de moveis ou bares. Destacamos também a presença do Habib’s no local. Trecho atendido pela Estação André Rocha.

 

  • Trecho da Estr. dos Bandeirantes (Centro da Taquara entre André Rocha e Largo da Taquara – referente a imagem 20)

Nesse trecho, a pista do BRT que segue a Estrada dos Bandeirantes apresenta como predominante os edifícios híbridos e mistos com comércio no térreo, e residência de média e baixa renda nos demais pavimentos. Existem também muitos terrenos vazios com dimensões variadas. Quanto aos serviços, este trecho conta com o Centro Médico Cemeru, como um serviço de saúde, e o fórum do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro como um serviço público. Além disso, temos alguns comércios de médio e grande porte como lojas de materiais de construção, a loja de utilidades e eletrodomésticos Casa e Vídeo e Ponto Frio, e os supermercados Prezunic e Extra. Vemos também alguns restaurantes e lanchonetes, onde podemos destacar o Habib’s e o McDonald’s. Trecho atendido pela estação Taquara.

  • Trecho da Av. Nelson Cardoso (Centro da Taquara II na Marechal Bevilaque, Rua Cândido Benício - imagem referente 21).

Trecho AV Nelson Cardoso, predominância de edifícios mistos com comércios no térreo e nos andares superiores salas comerciais. Muitos comércios como lojas de roupas, sapatos e utensílios domésticos. Uma feira de comércio popular. Dois postos de gasolina. Presença de muitos serviços financeiros como Bradesco, HSBC, Itaú, Caixa Econômica e Santander. Muitas farmácias como as várias filiais da rede Pacheco, Mas Raia e Dragarias Mais. Um serviço de educação a escola municipal Barão da Taquara. Um comércio de grande porte o supermercado Extra e um centro comercial Barão da Taquara com salas comercias. Trecho atendido pela Estação Taquara.

 

  • Trecho da Av. Nelson Cardoso (Centro Taquara III na Marechal Bevilaque, Rua Cândido Benício referente a imagem 22)

Trecho com início na Av. Nelson Cardoso, Centro da Taquara, com grande número de comércio e serviços, com destaque para farmácias e postos de gasolina. Grandes números de agências bancarias como HSBC, Itaú e Santander. Um grande centro religioso Igreja Internacional da Graça de Deus e a igreja Viva. Um centro educacional Colégio Nacional. Um centro comercial de pequeno porte Unicenter II. E alguns pequenos comércios de produtos domésticos e pessoais.

 

  • Trecho da Av. Nelson Cardoso Centro Taquara IV entre Marechal Bevilaque e Rua Farmacêutico Silva Araújo-referente a imagem  23)

Nesse trecho, a pista do BRT segue Av. Nelson Cardoso, e apresenta a predominância de edifícios híbridos com comércio diversificado no térreo. Há também um grande número de serviços privados onde se destacam as oficinas mecânicas. Temos um bom numero de residências de média e baixa renda, a maioria com um pavimento variando até no máximo dois pavimentos. Um pequeno número de bares e restaurantes de bairro. Dos imóveis que se destacam por sua dimensão, observamos dois centros religiosos, Comunidade Cristã Novo Dia e Igreja Fonte da Vida. Este trecho é atendido pela Estação Araci Cabral.

  • Trecho da Av. Nelson Cardoso entre a Rua Farmacêutico Silva Araújo e Praça Araci Cabral da Rocha-referente a imagem 24)

Neste trecho da Av. Nelson Cardoso, nota-se presença de grande número de residências de médio e baixa renda, com alguns edifícios de até 4 pavimentos. Apresenta um grande número de comércios de pequeno porte, de peças de automóveis e oficinas mecânicas. Citamos também a Escola Municipal Professor Augusto Cony como centro de educação, um centro religioso representado pela Igreja de Cristo e uma escola de samba, a Renascer de Jacarepaguá. Este trecho é atendido pela Estação Araci Cabral.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício Taquara (referente a imagem  25)

Neste trecho, a pista BRT segue pela Rua Cândido Benício. Existe a predominância de residências de média e baixa renda, em sua maioria, de dois pavimentos, e do comércio de médio e grande porte, entre os quais podemos destacar a loja Leroy Merlin. Há também lojas de móveis e materiais de construção, pedras decorativas e automóveis que compõe o comércio deste trecho.  Há poucos serviços, mas podemos citar como serviço público, o Detran, e como serviço privado, um salão de beleza e uma oficina mecânica. Trecho atendido pela Estação Tanque.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício entre Tanque e Vila Olímpica. (Referente a imagem 26).

O trecho, seguindo pela Rua Cândido Benício, tem a predominância de residências de média e baixa renda, cuja pequena variação está no fato de haver dois condomínios com prédio de apartamentos, um deles com 12 pavimentos, ainda inacabado e com tijolo aparente, e o outro com 4 pavimentos.  Dentre os comércios de médio e grande porte, destacamos a loja Leroy Merlin e a loja Bartzen, especializada em móveis planejados. Há também um serviço de saúde representado pela Casa de Saúde Jacarepaguá.

  • Trecho da Rua Cândido Benício entre Tanque e Vila Olímpica. (referente a imagem  27)

O trecho, seguindo ainda pela Rua Cândido Benício, apresenta alguns edifícios citados no trecho anterior, como a Casa de Saúde Jacarepaguá, e algumas residências e comércios. No entanto a predominância está entre residências de média e baixa renda com a presença de um condomínio de prédio de apartamentos de 3 pavimentos destinado também à média e baixa renda. Os demais usos estão divididos entre uma pequena quantidade de comércios e serviços privados; onde podemos citar entre os comércios: o posto de combustível Esso, a loja Bartzen, especializada em móveis planejados, e uma loja de esquadrias em madeira; e dentre os serviços: duas mecânicas de automóveis.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício, Vila Olímpica (referente a imagem 28).­

O trecho que segue pela Rua Cândido Benício, apresenta a predominância tipológica dos edifícios híbridos ou mistos, e dos serviços privados. Os edifícios híbridos ou mistos possuem o térreo composto por comércios e serviços diversos como mecânicas de automóveis, borracharia, bares, e algumas lojas fechadas, e os demais pavimentos são ocupados por apartamentos de média e baixa renda. Dentre os serviços privados há uma borracharia, uma loja de toldos e coberturas, e uma de manutenção de veículos. Podemos destacar também o Posto de Combustíveis BR e a Vila Olímpica do Mato Alto – Prof. Manoel José Gomes Tubino, além disso, o novo empreendimento imobiliário da Prefeitura do Rio de Janeiro, que se destina à implantação do Centro de Referencia da Pessoa com Deficiência – Unidade Jacarepaguá, que se encontra em construção.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício, Rua Albano até a Rua Florianópolis (referente a imagem 29)

No trecho seguindo pela Rua Cândido Benício, onde localiza-se a favela Batpav Mouche destaca-se o conjunto habitacional Ipase, composto por prédios mistos, cujo térreo é composto por comércios e serviços diversos como: vidraçaria, mecânicas de automóveis, borracharia, bares e lanchonetes, drogarias, perfumarias, salão/barbearia, e algumas lojas fechadas, e os demais pavimentos compostos por apartamentos de média e baixa renda.  E em segundo lugar, prevalecem as residências de média e baixa renda juntamente com os serviços privados. Dentre as residências de média e baixa renda podemos incluir os condomínios com prédios de apartamentos, que variam de 3 à 7 pavimentos. Trecho atendido pela Estação Ipase.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício entre a Rua Florianópolis e Praça Seca (referente a imagem 30)

O trecho da pista BRT segue pela Rua Cândido Benício, e apresenta uma variedade tipológica predominante, sendo elas: os serviços privados, os edifícios híbridos ou mistos e as residências de média e baixa renda. Destacam-se também o número de supermercados, comércios de produtos domésticos e pessoais, os cafés e restaurantes, e imóveis comerciais vazios. Em ultimo lugar temos alguns condomínios de prédios de apartamentos cuja média está em torno de 5 pavimentos.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício,Praça Seca (referente imagem 31)

Neste trecho a pista BRT segue pela Rua Cândido Benício, e apresenta a predominância dos edifícios híbridos ou mistos, que possuem o térreo comercial e os demais pavimentos residenciais, estes giram em torno de 7 pavimentos. Existem também algumas residências de média e baixa renda, um serviço educacional oferecido pelo curso de línguas YES, um centro religioso pertencente à igreja Assembleia de Deus. Este trecho é atendido pela Estação Praça Seca, localizada em frente à praça de mesmo nome, e que representa o serviço de lazer existente no local.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício entre Praça Seca e Rua Capitão Menezes(referente a imagem 32)

Neste trecho a pista BRT segue pela Rua Cândido Benício, tem como predominante os serviços privados, nos quais podemos destacar as oficinas mecânicas; e os prédios híbridos ou mistos, que possuem um comércio bem diversificado como: dentistas, salão de festas, lojas de aluguel de roupas, salões de beleza, papelaria, etc. Existem também algumas residências de média e baixa renda, as quais tem em média 2 pavimentos, podemos destacar também os Supermercados Mundial representante do comércio de grande porte.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício, Rua Capitão Menezes  (referente a imagem  33)

Neste trecho da pista BRT, que segue pela Rua Cândido Benício, existe a predominância dos serviços privados, como estacionamentos, veterinária, imobiliárias, oficinas mecânicas; de residências de média e baixa renda que variam de 1 a 2 pavimentos; e de prédios híbridos ou mistos, com comércio bem diversificado no térreo. Neste trecho localiza-se o supermercado Mundial, representante do comércio de médio e grande porte no local. Há também, num número um pouco menor, condomínios com prédio de apartamentos que se destinam à população de média e baixa renda e que têm de 4 a 7 pavimentos. Trecho atendido pela Estação Capitão Menezes.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício, Campinho e trecho entre a Rua Capitão Menezes e a Rua Pedro Teles. (referente a imagem  34)

Neste trecho da pista BRT, seguindo pela Rua Cândido Benício, existe a predominância das residências de média e baixa renda, estas tem em média 1 e 2 pavimentos.  Encontra-se também, a 28ª Delegacia de Polícia e a 17ª Divisão de Conservação, as quais se podem destacar neste trecho. Trecho atendido pela Estação Pinto Teles.

 

  • Trecho da Rua Cândido Benício, Campinho entre Rua Pedro Teles e Mergulhão Campinho.(referente a imagem 35)

Trecho da Rua Cândido Benicio, presença de muitas residências de media baixa renda algumas vilas residenciais, com alguns poucos comércios. Um edifício residencial com 9 pavimentos. Um serviço público de gerencia e conservação da prefeitura. Presença também de pequenos comércios de materiais de construção.  Ao longo desse trecho um posto de gasolina e alguns comércios de venda de veículos. Um grande centro de educação o Instituto Geremario Dantas e serviços de galpão e armazéns. Um comércio de grande porte o supermercado Presunic. Foram observadas nesse trecho muitas marcações de demolições. Trecho atendido pela Estação Campinho.

 

  • Trecho da Rua Domingos Lopes, Madureira (referente a imagem 35A)

Neste trecho da Rua Domingos Lopes nota-se a presença de serviço publico com um posto da Guarda Municipal e uma sede do Corpo de Bombeiros, grande numero de residências de média e baixa renda. Um comércio de grande porte, o Atacadista Assaí. Um Edifício hibrido com 9 pavimentos e um conjunto habitacional de média e baixa renda com edifícios de apartamentos.

 

  • Trecho do Viaduto Negrão de Lima, Estação do trem de. (referente a imagem36)

Trecho Viaduto Negrão de Lima, com presença de um edifício residencial com 9 pavimentos, edifícios híbridos mistos. Serviço de educação, Escola Pensi. Terrenos vazios. Área de lazer, a Praça Magno, sendo muito utilizada como ponto de ônibus e com comércio não especializado. Trecho atendido pela Estação Madureira (Manaceia) que faz integração com estação de trem Madureira.

 

  • Trecho Av. Ministro Edgard Romero em frente ao Mercadão Madureira(referente as imagens 37 e 38)Trecho da Avenida Ministro Edgard Romero com grande número de comércio de médio e pequeno porte como farmácias, lanchonete, óticas e lojas de móveis e lojas de roupas. E comércio não especializado. Serviço financeiro com agencia bancaria do Bradesco e Itaú. Edifício hibrida misto. Presença de varias galerias comerciais, o Mercadão de Madureira, o Madureira Shopping Dayse o Madureira New Center.  Serviço público, a CISP (Cia. Integrada de Segurança Pública – Bairro Madureira), comércio de grande porte o supermercado Campeão. Centro religioso a Igreja Presbiteriana e a Igreja da Família de Deus. Trecho atendido pela estação Mercadão. 

 

  • Trecho da Av. Ministro Edgard Romero, Vaz Lobo Rua Otaviano(referente a imagem 39)

Neste trecho da AV. Min. Edgard Romero, há a presença de um restaurante popular, comércio de médio e grande porte, com grande número de lojas de moveis. Serviço Educacional oferecido pela Escola Municipal Astolfo Resende e pelo Instituto de Educação Carmela Dutra. Há alguns edifícios comerciais vazios. Comércio de combustível e transporte. Trecho atendido pela Estação Otaviano.

  • Trecho da Av. Ministro Edgard Romero, Rua Nilo Romero, Av. Vicente de Carvalho. (referente a imagem 40)

Trecho da Avenida Edgar Romero, presença área de lazer com praça é campo de futebol. Edifícios híbridos, com lojas de móveis, oficinas mecânicas e venda de veículos. Comércio transporte e combustível. Presença de muitos edifícios comerciais vazios. Serviço público, uma agencia dos Correios. Centro religioso, a igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus. Presença de terrenos vazios. Trecho atendido pela estação Vila Queiroz.

 

  • Trecho da Av. Ministro Edgard Romero, Rua Vaz Lobo (referente a imagem 41)

Trecho Av. Ministro Edgar Romero, presença de grande número de residências de média e baixa renda, algumas em vilas residenciais. Edifícios híbridos, com bares, depósito de gelo e academia de ginástica. Hotel o Maha. Serviço público com um DETRAN. Serviços privados com uma funerária e algumas oficinas mecânicas. Presença de vários serviços educacionais como a universidade UNIVER CIDADE, um centro de informática da FAETEC, o Colégio Bahiense e a Escola Municipal Irmã Zélia. Comércio de materiais de construção e uma madeireira. Um centro religioso, o Salão das Testemunhas de Jeová.  Presença de obras de um edifício residencial da construtora PAIVA. Trecho atendido pela estação Vila Queiroz. Foram observadas neste trecho muitas demolições para obra da TrasnCarioca.

 

  • Trecho da Av. Ministro Edgard Romero, Vaz Lobo (referente a imagem 42)

Trecho Av. Ministro Edgar Romero, presença de centros religiosos evangélicos, a Assembleia de Deus e a Igreja Adventista, grande número de edifícios híbridos com comércio de produtos de construção, farmácia, livraria e oficina mecânica. Edifícios comerciais e terrenos vazios. Presença de média e baixa renda. Um comércio de combustíveis e transporte. Trecho atendido pela estação Vaz Lobo.

 

  • Trecho da Av. Vicente de Carvalho, Vaz Lobo estação Marambaia(referente a imagem 43)

Neste trecho da Av. Vicente de Carvalho nota-se a presença de muitas residências de média e baixa renda, muitas em vilas residenciais. Terrenos vazios. Edifícios híbridos. Serviço educacional como a autoescola STOP, e o Colégio Infantil Girassol. Comércio de médio e pequeno porte com oficinas mecânicas, lojas de móveis. Comércio de médio e grande porte marcado com o supermercado o Mundial. Serviço de saúde oferecido pela clínica de Assistência Médica. Centro religioso da Igreja Evangélica Congregacional e da Igreja Batista. Edifícios residenciais de média e baixa renda. Café e restaurante com uma padaria restaurante Tropical. Trecho atendido pela Estação Marambaia.

 

  • Trecho da Av. Vicente de Carvalho, Rua Tiúba (referente a imagem 44)

Trecho Av. Vicente de Carvalho predominância de residência de média e baixa renda, muitas em vilas e edifícios residenciais. Edifícios híbridos com comércio de salões e bares. Serviço público, uma Casa lotérica (Tiúba), comércio de combustível e transporte. Obras de um condomínio do programa minha casa minha vida.  Comércio de produtos domésticos e pessoais, como padarias. Comércio de pequeno porte como a presença de muitas oficinas mecânicas e de materiais de construção, e alguns edifícios comerciais vazios.

  • Trecho da Av. Vicente de Carvalho, integração com Linha 2 do metro   (referente as imagens 45, 46 e 47)

Neste trecho da pista BRT, que segue pela Avenida Vicente de Carvalho, destacam-se os edifícios híbridos ou mistos, que estão em maior número, e ainda edifícios de pavimentos residencial e térreo comercial. Existem também algumas residências de média e baixa renda, composta também por sobrados antigos, serviço educacional oferecido pelos cursos de línguas YOU MOVE e Cultura Inglesa e Autoescola, um centro religioso pertencente à Igreja Internacional da Graça de Deus próxima à Rua Belardino de Matos e Matriz da Nossa Senhora do Carmo próxima à Rua Soldado Bernardino da Silva. A área conta com Bancos como o HSBC e o Bradesco _ se observa que estes estão dispostos próximos às estações e ao Shopping Carioca, conta com comércio de Combustíveis e Transportes e ainda há bares e restaurantes ao longo da via a fim de suprir as necessidades dos transeuntes q por ali passam. A atividade comercial é bem ampla nesse trecho, marcada pelo comércio no térreo de edifícios residências misto, as lojas Atacadão, C&C Casa e Construção, lojas de automóveis, pequenos comércios e o Carioca Shopping. Trecho atendido pela Estação Vicente de Carvalho com uma estação de integração do Metrô próxima a ela, e pela Estação Vila Kosmos (N. Sª do Carmo).

 

  • Trecho da Av. Vicente de Carvalho em Brás de Pina (referente as imagens 48, 49 e 50)

Neste trecho da pista BRT, que segue pela Avenida Vicente de Carvalho em direção à Avenida Brás de Pina, existe a predominância de edifícios híbridos ou mistos, os quais fazem uso do térreo de caráter comercial, muitas vezes caracterizado pelo Comércio de produtos domésticos e pessoais como farmácia, padaria e mercados, salão de beleza, pequenos comércios, bares e restaurantes; um grande número de residências de média e baixa renda que variam de 1 a 2 pavimentos, prédios híbridos ou mistos, com comércio bem diversificado no térreo e condomínios com prédio de apartamentos e conjuntos habitacionais que se destinam à população de média e baixa renda e que têm na sua maioria 4 pavimentos. A área dispõe do Banco do Brasil representando serviço financeiro, do Hospital Semiu representando serviço de saúde, do Supermercado Supermarket representando comércio de médio grande porte e da Parmê. O trecho acomoda a Praça Marco Aurélio e a Praça do Carmo no atendendo no quesito serviço de lazer. Entre as praças destacam-se além das residenciais de média e baixa renda e de edifícios mistos, serviços financeiros, marcados pelo Banco Itaú, Bradesco e Banco do Brasil; a Casa de Show Olimpo, três postos de gasolina ao longo da via, serviço de saúde demarcado pela Clínica Médica Vicente de Carvalho, o centro religioso Igreja Universal do Reino de Deus e dois pequenos terrenos vazios. O trecho é atendido pela Estação Pedro Taques.

  • Trecho da Av. Vicente de Carvalho, Praça do Carmo em Brás de pina (referente a imagem 51)

Este trecho da pista BRT vem da Av. Vicente de Carvalho e segue para Av. Brás de Pina, tendo início na Praça do Carmo. A predominância encontrada neste trecho é de prédios híbridos, cujo térreo possui uma diversidade de usos como hortifrúti, farmácia, igreja, serviços e comércio automotivos, loteria, etc., e nos pavimentos superiores o uso residencial de média e baixa renda predomina sobre o comercial. Existe também um grande número de residências de média e baixa renda, muitos deles antigos, variando entre casas e sobrados. Um terceiro grupo de tipologias que prevalece neste trecho é o de serviços privados como a companhia telefônica Via Embratel, oficinas mecânicas, consultórios e escritório de contabilidade. Trecho atendido pela Estação Praça do Carmo.

 

  • Trecho da Av. Brás de Pina, Brás de Pina (referente a imagem 52)

Neste trecho, que segue pela Av. Brás de Pina, apresenta-se a predominância de residências de média e baixa renda cuja tipologia dessas residências varia entre casas térreas, sobrados e edifícios de prédios híbridos (térreo ocupado por comércios e serviços e demais pavimentos ocupados por apartamentos), os quais merecem destaque. Existem alguns serviços privados como oficinas mecânicas e estacionamentos, assim como imóveis comerciais vazios. O trecho é atendido pela Estação Guaporé.

  • Trecho da Av. Brás de Pina, na Penha (referente a imagem 53)

Este trecho que segue a Av. Brás de Pina apresenta a predominância de residências de média e baixa renda, sendo ela na forma de prédios que variam entre 4 e 7 pavimentos, sobrados, e casas de 1 e 2 pavimentos. Pode ser destacado também o serviço se saúde prestado pela UPA da Penha, o prédio da Força de Pacificação que está sob atuação do 16º Batalhão da Polícia Militar, e o Colégio Batista.

 

  • Trecho da Av. Brás de Pina na Penha, Av. Meriti (referente a imagem 54)

Neste trecho que segue pela Av. Brás de Pina, a predominância tipológica é de prédios mistos com o térreo ocupado por comércios e serviços diversificados, como funerária, bar, lanchonete, mecânica de automóveis, assim como residências de média e baixa renda nos demais pavimentos que variam de 2 a 5, de modo geral. Observa-se também de maneira expressiva os sobrados residenciais com uma entrada para mais de uma habitação. Existem alguns comércios neste trecho, onde se destacam os de móveis e eletrodomésticos, podendo ser citada a Telerj. Destacamos também a lanchonete do McDonald’s, o Colégio Silva e Souza, e a clinica psicológica e médica do DETRAN, localizados neste trecho. Trecho atendido pela Estação Pastor José Santos.

 

  • Trecho da Av. Brás de Pina, centro da Penha (referente a imagem 55)

Este trecho que segue pela Av. Brás de Pina existe a predominância de comércios de médio e grande porte com destaque para os supermercados Inter e Guanabara, e algumas lojas de móveis, onde podemos citar as lojas de móveis e eletrodomésticos: Telerio, Ricardo Eletro e Insinuante. Pode ser destacada também a existência de 3  postos de gasolina neste trecho: Ipiranga, Esso e Texaco; dois os shoppings contíguos: Penha Shopping e Leopoldina Shopping; e os centros religiosos Igreja Universal do reino de Deus, e a Paróquia Bom Jesus da Penha.

 

  • Trecho Rua Ibiapina, Rua Joel Fernandes (referente a imagem 56)

Este Trecho que segue pela Rua Ibiapina, predominância de residências de média é baixa renda. Existência de um grande edifício Misto, com comércio é serviços publico (Ministério da Fazenda) no térreo e residências nos pavimentos superiores. Um Comércio de combustível (Forza) e um café e restaurantes (Bob´s). Alguns poucos terrenos vazios é outros com obras de novos empreendimentos. Serviços de educação, uma escola de idiomas (Fisk) e uma Escola Infantil. Alguns poucos serviços privados, como oficinas mecânicas e pequenos comércios. Dois centros religiosos, a igreja Nossa senhora e a Igreja Nossa Vida. Trecho atendido pela estação Ibiapina.

 

  • Trecho Ibiapina, Estação de Trem Olaria (referente a imagem 57)

Trecho segue pela Rua Ibiapina em direção a Rua Eltevina seguindo a Linha Férrea ,com predominância de residências de média e baixa renda. Alguns edifícios mistos com comércio no térreo como pequenos bares e residência nos demais pavimentos. Um serviço de combustível (Shell), um centro religioso a igreja projeto Vida Nova e um grande conjunto residencial vazio.

 

  • Trecho Rua Vassalo Caruso, Trecho estação Olaria (referente a imagem 58)

Trecho inicia na Rua Vassalo Caruso de um lado a linha férrea e do outro lado da rua predominância de residências de média e baixa renda. Presença de um edifício misto com comércio no térreo e residência nos demais pavimentos. Uma grande área em obra, com um novo empreendimento. Alguns serviços privados, com pequenas oficinas mecânicas é comércio de materiais de construções. Um serviço de combustível (Shell). 

 

  • Trecho Rua Vassalo Caruso, Estação de Ramos (referente a imagem 59)

Trecho inicia na Rua vassalo Caruso, seguindo com viaduto sobre a linha férrea. Predominância de residências de média e baixa renda, um pequeno comércio de materiais de construções e uma praça de lazer.  Na pequena parte do trecho, na Rua Uranos presença de muitos edifícios mistos com comércio no térreo e alguns com residências nos pavimentos superiores, é outros com salas comerciais. Do outro lado da linha férrea no trecho da Rua Cardoso de Morais, predominância de muitos serviços privados, como papelarias, lojas materiais de construções, comércio de produtos domésticos como a Farmácia Nogueira, Salão de beleza,lojas de roupas, padaria e pequenas lanchonetes.

 

  • Trecho Rua Viúva Garcia, Rua Cardoso de Morais (referente a imagem 60)

Trecho da Rua Viúva Garcia com presença de muitas residências de média e baixa renda. Um campo de futebol como serviço de lazer. Pequenos serviços privados como o comércio materiais de autopeças e o comércio de materiais de construções e reparos. Edifícios mistos com comércio no térreo e residências nos pavimentos superiores. Trajeto da TransCarioca segue para Rua Emílio Zaluar ,nesse trecho no inicio da Rua presença de muitas residências de media e um comércio de bar e restaurante e uma oficina mecânica. Trecho atendido pela estação Cardoso de Morais.

 

  • Trecho Rua Emilio Zaluar (referente a imagem 61)

Trecho de toda a Rua Emilio Zaluar, predominância de residências de média e baixa renda,alguns sobrados e outros edifícios de até 4 pavimentos .Presença de muitos galpões de empresas privadas como a Alumínio Belmetal e  Atlam  Off-shore. Um grande campo de futebol em uma área para eventos. Presença de um grande terreno vazio e um centro religioso a igreja evangélica Ministério Quadrangular.

 

  • Trecho Av. dos Campeões (referente a imagem 62)

Trecho que sai da Rua Emilio Zaluar e segue a Av. dos Campeões. Apresenta uma grande área de serviço educacional de uma Escola Municipal é uma Creche Municipal Dr. Juvenil de Souza Lopes. Duas áreas com serviço público da Light. Um grande conjunto de edifícios residenciais de média e baixa renda. Presença de uma área de residências de baixa renda. Uma área de lazer a Praça das Formigas e a Praça Mourão Filho. Um centro Religioso Igreja de Santa Luzia e Raimundo Donato.

 

  • Trecho da Avenida dos Campeões, entre a Praça Prof. Moura Filho e a Travessa Leonor Mascarenhas(referente a imagem 63)

O trecho da Avenida dos Campeões apresenta a predominância de serviços privados, demarcada pela presença de possíveis Indústrias abandonadas. Apresentando ainda residências de média e baixa rendas, uma rede de combustível RARO, pequenos pontos destinados à restaurantes e bares e a Praça Professor Moura Filho como área de lazer.

 

  • Trecho da Av. Teixeira de Castro, Viaduto sobre a Av. Brasil e Av. Brigadeiro Trompowski. (referentes  as imagens 64 e65)

Este trecho inicia-se na Av. Teixeira de Castro seguindo em direção ao Viaduto sobre a Av. Brasil chegando a Av. Brig. Trompowski. A predominância é de edifícios mistos, cuja composição é de residências de média e baixa renda, que variam entre 2 e 4 pavimentos, e possui o térreo ocupado por comércios diversos, como bares, restaurantes, loja de materiais de construção, lojas de utilidades para o lar, igreja, pequenos mercados,  hortifruti,  etc. Neste trecho está a empresa de aluguel de equipamentos para construção civil, TRIMAK; e o prédio do setor de transportes da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde.   Existem também alguns prédios comerciais e industriais vazios.  O serviço de educação representado pelo Jardim Escola Ursinhos Dourados e Educandário Sena Santos (ambos funcionando no mesmo edifício).Neste trecho foram observadas algumas demolições.  Esse trecho e atendido pela estação Maré.

 

  • Trecho da Av. Brig. Trompowskina Cidade Universitária (Ilha do Fundão) Ponte do Galeão (imagens referentes 66 e 67)

Este trecho da pista BRT passa pelo Viaduto sobre o canal do Cunha e pela Ilha do Fundão, nele encontra-se o Clube São Cristóvão de Futebol e Regatas - Sede Náutica, a Prefeitura Universitária, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Este trecho é atendido pelas Estações Fundão (Aroldo Melodia).

 

  • Trecho da Estr. do Galeão, Ilha do Governador (imagem referente 68)

Trecho da Estrada do Galeão, que segue em direção à Av. Vinte de Janeiro. Este trecho margeia a Baía de Guanabara e grande parte compreende a área militar onde se encontra a Base Aérea do Galeão, existem também trechos ocupados por canteiros e um posto de combustíveis da ALE.

 

  • Trecho da Av. Vinte de Janeiro e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim (imagens referentes 69 e 70)

Neste trecho da Av. Vinte de Janeiro, que vem do sentido Ilha do Fundão – Aeroporto, existe de maneira geral a predominância de vazios. À esquerda, além de trechos vazios, há o posto de segurança da Infraero, um serviço de aluguel de carros oferecido pela Movida, um posto de combustíveis da BR e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Do lado direito, além da predominância de grandes vazios, há a presença do LINX Hotel, uma subestação de energia, a sede da ASSINFRA – Associação dos Servidores da Infraero do Rio de Janeiro, e estacionamento de carros. Neste trecho estão as Estações Galeão Tom Jobim 1 e Galeão Tom Jobim 2

 

3- TRAÇADO VERSUS TRAMA URBANA NO BRT TRANSCARIOCA: QUAL A RELAÇÃO COMPREENDIDA ENTRE O PERCUSO E OS LUGARES DO TRAJETO?

Como conclusão do artigo trazemos a indagação sobre se o projeto do BRT Transcarioca compreendeu o âmbito de seu traçado. A indagação deriva dos elementos colhidos e analisados sobre os lugares que o traçado da modalidade percorre. Estes lugares, como apontamos, apresentam fortes diferenciações e dinâmicas próprias. Do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca até o Terminal do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro se tem um uma gama de diversidades de estruturas urbanísticas, socioeconômicas e de identidades culturais. A Barra da Tijuca, com configuração de território resultado de um plano racional-funcionalista, local de moradia de população de mais alta renda, comércio de grande porte em forma de shopping, que funciona também como lugar de lazer, apresenta importante diferença com, por exemplo, Madureria, que tem estrutura urbanística com configuração em grandes glebas, com moradias distribuídas ao longo de extensos caminhos, favelas compondo seu núcleo central, comércio popular no seu Mercadão, sua estação de trem, sua cultura do samba e do jongo e do baile charme debaixo do viaduto do bairro, suas várias expressões de religiosidades; já Penha-Ramos apresentam partes de sua configuração em quadras ainda que não regulares, parte em glebas com moradias em extensos caminhos, mais de um Complexo de Favela,  junto com Conjuntos Habitacionais, a cultura do Bloco Cacique de Ramos, o Funk do Alemão; e quando se atravessa a Av. Brasil encontramos uma enorme área de habitação popular de baixa renda em área mais das vezes plana- a Maré, com estrutura urbanista parte oriunda de antigos bairros formais, parte originária de  aterros, seu Baile da Favela, suas divisões em facções de comércio de drogas, e desde aí se chega à Cidade Universitária, área de especificidade criada pelo modelo racional-funcionalista para a função do ensino superior separada do restante da cidade, com seu traçado e prédios modernistas. O projeto do BRT Transcarioca pensou nestas especificidades e diferenças? A operação da modalidade pensa nestas especificidades e diferenças?

Para responder a estas perguntas trazemos a compreensão a complexa articulação entre modalidade BRT na linha TransCarioca e sua escolha em acompanhar os caminhos existentes das pretéritas estradas de penetração  na área suburbana da cidade, conjugadas com as vias das duas extremidades opostas configuradas pelo modernismo. O projeto resultou num traçado em formato de “canalização” do trafego da modalidade BRT num tronco viário extenso, com muitos cruzamentos de nível controlados por semáforos. Trata-se de uma enorme “linha” que vai cruzando lugares de diferentes formatos urbanísticos, arquitetônicos, de atividades e funções- habitacionais (de renda alta e média e baixa e favelas e complexos de favelas, comerciais, industriais, de serviços, de diferentes culturas e identidades e seus consequentes modos de vida próprio. A modalidade BRT introduz-se em determinada complexidade nas diferentes dimensões elencadas sem perceber a implicação deste traçado em “linha canalizada” para o modal automotivo.

Atravessando duas áreas que foram as que mais cresceram na última década entre 2000 e 2010, e seguem crescendo – Barra e Jacarépaguá, combinado com aqueles bairros e sub-bairros  já muito densos mas estagnados nas últimas décadas em suas áreas formais, mas em franco crescimento de suas áreas informais de favelização, e possibilitando pontos de contato com outro modal- o ferroviário sob duas de suas modalidades- trem e metrô, o trajeto a que se propõe atender já deveria ter tido como escolha ser percorrido por modal de transporte de alta capacidade, de “massa”: pelo menos que fosse um Veículo Leve sobre Trilhos, embora já comporte e exige a complexidade e diferenciação e quantidade de usuários um metrô, o que já estava previsto no seu traçado uma linha que seria a “Linha 6” do metrô do Rio de Janeiro. Uma linha de metrô poderia promover a substituição de um desenvolvimento radio-cêntrico para um linear ao longo do eixo com densificação em altura de habitação, comércio e serviços. A modalidade BRT não tem esta capacidade. Apesar de um discurso inicial “inventado” neste sentido pelo governo municipal de “liberação de gabarito” ao longo da linha deve se atentar para a relação entre a capacidade de demanda da modalidade BRT, que é limitada, e já esta saturada, com superlotação dos veículos em sua operação,e ainda mais face a uma possível densificação que já esta atraindo para seu entorno “ribeirinho”, o que deverá provocar um colapso muito rápido da linha Transcarioca. Evidentemente a linha TransCarioca, como todo equipamento de infraestrutura importante que a obra no espaço atrai-se como um "imã" atividades, usos na sua área "ribeirinha", possivelmente alterando fortemente nas tipologias de uso atuais (elencados acima) que por si só terão implicações nas condições de carregamento dos veículos. Mas como não foi feito um planejamento do uso do solo ao longo do trajeto em articulação com suas especificidades a ideia colocada de liberação de gabarito ao longo de todo o percurso não parece adequada, primeiro porque não leva em conta aas diferenças urbanístico e sócio - econômicas acentuadas existentes entre cada zona e bairros do percurso, e depois porque como citado acima, implicará em ainda mais rápida saturação da linha. Em seguida seria preciso pensar não apenas na zona lindeira à via, mas no entorno imediato e periférico a seus impactos o que não se apresenta até o momento, de modo que apesar do provável adensamento lindeiro criar um desenvolvimento urbano linear o de caráter radio – cêntrico  tenderá a se manter.

Já a operação da modalidade BRT no Transcarioca ao não perceber que passa por lugares diferenciados, territorialidades próprias, não tem diferenças entre as estações em face de seu uso por mais ou menos pessoas, sendo todas as estações iguais para atender demandas quantitativas e qualitativas diferenciadas; não apresenta intervalos adequados para cada tipo e qualidade de horários, atividades, usos, culturas e respectivas demandas, não percebe que aos sábados e domingos as pessoas têm necessidades e deslocamentos desejados para atividades laborais aos sábados combinados com lazer e compras, e de lazer aos domingos e diminuem-se em muito o número de veículos e ampliam-se os intervalos entre eles que já nos chamados dias úteis apresentam intervalos entre 4 e 8 miuntos, chegando a 18 a 20 minutos na linha Alvorada-Galeão(Semi-Direto), o que ultrapassa completamente o atendimento da demanda real e o previsto no projeto que seria um máximo de 2 minutos entre cada veículo. Por outro aspecto, a opção por um desenho de via simples com ultrapassagem apenas nas estações, combinado com a não segregação física plena e forte entre pistas BRT e demais veículos e longo trecho do percurso com interseções no mesmo nível controlados por semáforos com outras vias de tráfego denso, impõe constrangimentos ao esperado deslocamento rápido e frequente com pequenos intervalos de tempo dos veículos do BRT TransCarioca.

Enfim para responder esta pergunta que fazemos no artigo, podemos dizer que os elementos que elencamos tanto quanto ao traçado como à trama mostram uma importante complexidade não percebida e/ou não compreendida da relação entre o traçado e os lugares. O BRT Transcarioca “atravessa” lugares sem perceber que são territorialidades definidas próprias e diferenciadas entre si. Seria como se fosse um “trem fantasma” a provocar um efeito “túnel” em seu percurso: os veículos passam, mas de forma “cega” sem compreender por onde passa.


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Autor: Mauro Kleiman, Alana Silva Pacheco e Tassiane Gavina Eyer